Em mais uma ação do Governo Federal, General Girão participa de entregas em Ceará Mirim

O deputado federal General Girão participou, nesta segunda-feira (29), da inauguração de 30 pontos de inclusão digital do programa Wi-Fi Brasil no Rio Grande do Norte para a região do Mato Grande, que integra 15 municípios. Além da internet gratuita de alta velocidade, a ação também marcou a entrega de máquinas do programa Computadores para Inclusão, de trechos da rede Infovia Potiguar e a chegada da TV Digital em mais municípios da região. O evento promovido pelo Ministério das Comunicações aconteceu em Ceará-Mirim (RN), município que receberá 10 pontos.

Em mais uma ação do Governo Federal no Rio Grande do Norte, o General Girão ressaltou a importância da conexão de internet chegar aos quatro cantos do Estado. “Isso é progresso para o nosso Rio Grande do Norte que já está, por exemplo, no topo de energia eólica do Brasil. Isso é o Rio Grande do Norte que produz, isso é o Rio Grande do Norte que potiguariza muito bem. E, agora, com essa comunicação chegando, a inclusão digital, vamos poder ser mais ainda. Antes fomos pioneiros na implantação da comunicação à cabo, por meio do potiguar Siderley Menezes, agora estamos levando conexão para os quatros cantos do Brasil, estamos levando a comunicação do sinal do wi-fi, isso é inclusão digital. Que esse seja mais um passo para que o Rio Grande do Norte possa sair desse atraso de gestão em que está”, pontuou o deputado federal.

O programa Wi-Fi Brasil oferece, gratuitamente, acesso à internet com a ativação de pontos de inclusão digital e conexão via satélite, em instituições e áreas públicas em localidades com pouca ou nenhuma conexão. Com a entrega de mais 30 pontos, dez deles em Ceará-Mirim e 20 em escolas da região do Mato Grande, o Rio Grande do Norte chega a 419 pontos instalados – quase 80% deles levando conexão para a zona rural – beneficiando os cerca de 250 mil habitantes que residem na região.

“Há um ano e meio, assumimos o Ministério e a missão dada pelo presidente Bolsonaro foi a de conectar o Brasil. É isso que estamos buscando fazer. Somos 213 milhões de brasileiros, dos quais somente 48 milhões não tinham internet e viviam outra realidade. Com o Wi-Fi Brasil, levamos conexão de alta velocidade para 9 milhões de pessoas e vamos chegar a todos os cantos do país”, enfatizou o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

No âmbito do programa Computadores para Inclusão, foram destinadas 500 máquinas recondicionadas aos pontos de inclusão digital. A iniciativa integra o esforço para doar mais de 10 mil computadores até o final de 2023 e formar mais de 5 mil pessoas. Também foi entregue a conclusão da Rede Metropolitana Ceará-Mirim e de trecho de longa distância entre a cidade e João Câmara, que faz parte do Setor Leste da Infovia Potiguar. A rede interliga os municípios do Estado com fibra ótica, oferecendo internet gratuita de altíssima velocidade. O projeto conta com apoio do MCom, que garantiu o repasse de R$ 10 milhões.

Deixe uma resposta