MCom anuncia a inauguração da primeira estação de TV digital em Tenente Ananias (RN)

reprodução

Medida permitirá que a população de toda a região tenha acesso a mais canais de TV e imagens com maior qualidade, ou seja, melhor definição e sem ruídos

O ministro das Comunicações (MCom), Fábio Faria, inaugura, nesta segunda-feira (27), em Tenente Ananias, no Rio Grande do Norte, a primeira estação de televisão digital, pelo programa Digitaliza Brasil. A ação marca a última fase da transição da TV analógica para a TV Digital e irá beneficiar toda a região. Na cidade vizinha, Pau dos Ferros, o ministro participa de solenidade conjunta com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Com o programa Digitaliza Brasil, o MCom está levando o sinal digital para 1.638 municípios em todo o país que, até hoje, só transmitem em sinal analógico. O processo de digitalização nessas localidades será concluído até 2022 e irá beneficiar mais de 23 milhões de brasileiros. As primeiras cidades convocadas para aderir ao Digitaliza Brasil são da região Nordeste. A pasta já lançou quatro editais do programa que contemplam 580 cidades de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Nesta semana, o MCom avançou em mais uma etapa do programa, chegando agora à região Sudeste. A pasta abriu edital para 470 cidades de Minas Gerais que até hoje contam apenas com a transmissão analógica do sinal de televisão. Os municípios dessa fase 1.4 poderão solicitar adesão ao programa entre os dias 11 de outubro e 11 de novembro.

Mil dias de governo – De Tenente Ananias o ministro segue na terça-feira (28) para o assentamento Maísa, em Mossoró (RN). Lá serão realizadas entregas que marcam a conclusão do ciclo de mil dias do Governo Federal. Durante o evento, o presidente Jair Bolsonaro fará participação ao vivo, por meio de videochamada, para o ministro.

No local, o ministro inaugura a conexão via satélite que vai garantir internet banda larga gratuita, por meio do programa Wi-Fi Brasil. Além disso, será formalizada a doação de 100 computadores, por meio do programa Computadores para Inclusão, para a implantação de laboratórios de informática em oito escolas, beneficiando mais de mil alunos. As máquinas chegam juntos com a instalação da torre de celular e das antenas para conexão via satélite, com internet banda larga, via programa Wi-Fi Brasil, nas comunidades de Maísa e Alagoinha.

Deixe uma resposta