Governadora abre semana da juventude e inaugura reforma de escola

Na abertura da programação, Fátima Bezerra sanciona lei que institui o Programa Jovem Potiguar

Com a instituição do Programa Jovem Potiguar e assinatura do decreto que constitui o Comitê Intersetorial de Políticas Públicas de Juventude, a governadora Fátima Bezerra abriu nesta segunda-feira (13) a 4ª Semana Estadual da Juventude e inaugurou as novas instalações da Escola Estadual Raimundo Soares, na Cidade da Esperança, zona oeste de Natal.

A jornada deste ano, cujo tema é “O Poder da Juventude na Transformação do RN”, ocorre de 13 a 22 de setembro, com atividades em sete municípios – Natal, Pau dos Ferros, Baraúna, Mossoró, Currais Novos, Parelhas e Lajes -, além de eventos virtuais mobilizando todo o Estado.

A governadora destacou a coincidência de a Semana da Juventude deste ano ocorrer no período em o Brasil comemora o centenário de nascimento do educador Paulo Freire e o RN inaugura uma escultura, no largo do Pico do Cabugi, lembrando as 40 Horas de Angicos, experiência inovadora de alfabetização de adultos, interrompida pelo governo militar. “A programação de homenagem a Paulo Freire terá seu ponto máximo no próximo domingo, quando vamos entregar ao Rio Grande do Norte, ao Nordeste e ao Brasil, uma escultura de 12 metros de altura, onde tudo começou. Foi lá [em Angicos] que ele plantou as sementes de seu inovador e revolucionário programa de alfabetização que ficou conhecido como as 40 horas de Angicos.”

Fátima Bezerra lembrou que as políticas voltadas para a juventude de seu programa de governo não são uma peça de retórica. Além do Programa Jovem Potiguar, instituído com a sanção da Lei 10.984, e do Comitê Intersetorial, ela citou outras iniciativas como o CredMais, que financia empreendimentos geridos por jovens entre 18 e 29 anos – formais ou informais, solidários ou convencionais; o Jovem Aprendiz, que obriga fornecedores e prestadores de serviços ao Governo do Estado a cumprirem a cota de contratação de aprendizes, e a construção de doze unidade do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN), um deles na zona oeste da capital. “São ações como estas, aliadas a outros programas no âmbito da Secretaria de Mulheres e Juventude, que estamos desenvolvendo para apoiar os jovens do Rio Grande do Norte”, enfatizou a governadora.

O Programa Jovem Potiguar, uma iniciativa da deputada Isolda Dantas aprovada pela Assembleia Legislativa, contempla a faixa etária entre 16 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social, matriculada na rede pública de ensino, com a concessão de bolsas para, entre outros benefícios, preparar o jovem para o mercado de trabalho e ocupações alternativas geradoras de renda, por meio da qualificação social e profissional.

“Depois de um ano com programação totalmente virtual, temos agora em 2021 a possibilidade de chegar aos municípios com discussões, rodas de conversas, empoderamento da juventude, numa programação bem diversificada que será cumprida a partir de amanhã”, afirmou a secretária Júlia Arruda, titular da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh).

A programação conta com mutirões de emissão de documentos, oficinas e rodas de conversa sobre elaboração de projetos culturais, direitos humanos, economia solidária, ética, mercado de trabalho, ambiente virtual, igualdade racial, diversidade e outras pautas que fazem parte do universo jovem.

Instituída pela Lei 9.467, de 24 de março de 2011, a Semana Estadual da Juventude (SEJ) é realizada pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), por meio da Subsecretaria de Juventude (SEJUV), numa parceria com o Conselho Estadual de Juventude (CEJ).

Escola Estadual Raimundo Soares

Antes do lançamento da semana da juventude, a governadora Fátima Bezerra visitou as instalações da Escola Raimundo Soares, que foi reformada, ampliada e reequipada, num investimento de R$ 2,8 milhões via Projeto Governo Cidadão, Secretaria Estadual de Educação e recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial.

Com oito turmas, funcionando em dois turnos, a Raimundo Soares foi uma das primeiras escolas da rede estadual a retomar as aulas presenciais após o abrandamento da pandemia da covid-19. Em conversa com alunos da 1ª Série A, Fátima disse que o Governo do Estado vai construir uma unidade do IERN para contemplar a juventude da zona oeste da Capital.

O vespertino é destinado ao ensino médio. O turno da noite é reservado a jovens e adultos que abandonaram, não completaram ou não tiveram acesso à educação formal na idade apropriada.

Também participaram da solenidade, realizada na quadra de esportes da escola, a deputada federal Natália Bonavides; deputados estaduais Francisco Medeiros, Isolda Dantas e Ubaldo Fernandes; vereadores Diva Basílio e Pedro Gorki; secretários Getúlio Marques (Educação), Alexandre Lima (Sedraf) e Fernando Mineiro (Segri); Crispiniano Neto (FJA), Dany Guedes (Sinte/RN) e dirigentes de 20 entidades representativas da juventude potiguar.

Deixe uma resposta