Vereador Thiago Fernandes defende ações de combate ao Trabalho Infantil

O dia 12 de junho foi estabelecido como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Fazendo alusão a data, o vereador Thiago Fernandes, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, fez uso da tribuna durante a 54ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Parnamirim, a fim de alertar sobre a causa e relatar ações que estão sendo desempenhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) para fiscalizar e combater situações irregulares.

“Não há espaço para o trabalho infantil na sociedade”, afirmou o vereador. “Esse é um clássico exemplo de ações que mantém as famílias na pobreza. Por isso, precisamos intensificar as ações de fiscalização e as campanhas de conscientização, além de preparar a nossa estrutura educacional para receber essas crianças, que devem estar dedicadas ao estudo e não ao trabalho”, reforçou Thiago Fernandes.

O trabalho infantil ainda é uma realidade para milhares de famílias em situação de pobreza em todo o país Brasil. Em Parnamirim, dados da Semas apontam que os tipos de trabalho mais identificados são de crianças trabalhando em feiras livres, além de serem encontradas limpador de parabrisas, malabares e mendicância, além de crianças trabalhando em feiras livres. Em 2021, até o mês de abril, 50 casos foram registrados.

Após a identificação, as famílias passam a ser acompanhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e inseridas nos serviços socioassistenciais.

“Como representantes do povo, precisamos manter o olhar atento a essas demandas e apoiar a Secretaria de Assistência Social, responsável por desenvolver ações estratégicas de enfrentamento e combate ao trabalho infantil, junto com a Equipe de Abordagem Social, que tem intensificado as ações de busca ativa e fiscalização”, concluiu o vereador.

Deixe uma resposta