Dia Nacional do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é debatido na Câmara de Parnamirim

Em referência ao dia 18 de maio, data que marca a mobilização Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Vereador Thiago Fernandes, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, fez uso da tribuna da Câmara Municipal de Parnamirim para reforçar o seu compromisso na batalha contra essa violência mundial.

“O nosso mandato quer convocar todos os cidadãos de Parnamirim para apoiar e divulgar a campanha ‘Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes’, que no nosso município é encabeçada pela Secretaria Municipal da Assistência Social (SEMAS)”, convidou o vereador.

Em Parnamirim, no ano de 2020, foram registrados 23 casos de abuso e quatro casos de exploração sexual contra crianças e/ou adolescentes. Os dados são do setor de Planejamento da SEMAS. É importante frisar que esses são os casos que chegam ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da cidade, a existência de subnotificação é uma realidade. “Temos consciência do grande desafio que é fazer com que as denúncias aconteçam, mas precisamos incentivá-las, porque essa é uma das nossas principais defesas para reduzir a violência contra as nossas crianças e adolescentes”, ressaltou Thiago Fernandes.

Para se ter uma ideia do volume de abusos, em todo o Brasil, de 2011 ao primeiro semestre de 2019, foram registradas mais de 200 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, segundo dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, por meio do serviço Disque 100.

Deixe uma resposta