Covid-19 pode levar 25% das escolas à falência no RN

Sem previsão concreta do retorno das aulas presenciais no Rio Grande do Norte, as redes pública e privada de ensino seguem calculando os prejuízos causados por uma paralisação nunca vista. Especialistas apontam que os impactos da pandemia podem ser duradouros e até permanentes, indo desde o ensino – onde há perdas mesmo com aulas remotas – chegando até a parte financeira, com aumento da inadimplência, investimentos em tecnologia para realização das atividades a distância e profissionais afastados ou com salários reduzidos. Diante do cenário crítico, busca-se inspiração nos locais onde já houve retorno das atividades.

O grande período de paralisação ainda está associado a uma crise econômica que amplia os desafios enfrentados pela área da Educação, principalmente nas pequenas instituições privadas. Alexandre Marinho, presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Rio Grande do Norte. estimou que até 25% das escolas particulares que se dedicam apenas ao ensino básico poderão fechar as portas em decorrência da crise, afetando toda uma rede de profissionais e serviços. O grande número de famílias afetadas financeiramente pela pandemia também fez subir o índice de inadimplência.

“Aumentou muito. Tem escola trabalhando com 41%, 42% de inadimplência. O aluno está fora, e alguns pais com dificuldade, então o índice está grande…. Se isso demorar mais (retomada das aulas presenciais) então a situação vai ficar mais difícil ainda”, afirmou Alexandre Marinho.

As aulas no ambiente físico das escolas estão paralisadas no Estado há quase cinco meses, desde o dia 18 de março, quando o Governo emitiu o primeiro decreto de suspensão dessas atividades. Mesmo com uma série de adaptações como o ensino remoto, principalmente na rede privada, profissionais e autoridades da Educação afirmam que há perda no aprendizado, e que será necessário um processo de adaptação em diferentes níveis a partir do retorno presencial.

Para continuar lendo é só clicar aqui: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/pandemia-da-covid-19-pode-levar-25-das-escolas-a-fala-ncia-no-rn/486406

TRIBUNA DO NORTE

Deixe uma resposta

Open chat