CORONAVÍRUS: 924 pessoas testaram positivo entre o mais de 5 mil testes rápidos realizados na primeira semana de drive-thru da Secretaria Municipal de Saúde

Foto: divulgação

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), finalizou, nesta sexta-feira (19), a primeira etapa da realização dos testes rápidos para detecção da Covid-19 na capital. A ação aconteceu no estacionamento da Arena das Dunas, e registrou o total de 5.425 pessoas atendidas na semana em esquema de testagem drive-thru. Nesses quatro dias, 924 exames tiveram algum tipo de resultado positivo que identificou infecção para o novo coronavírus.

O público alvo foram os idosos maiores de 60 anos e pessoas com comorbidades do município. O teste de triagem para diagnóstico também foi recomendado a pessoas desse grupo que apresentaram algum sintoma leve de síndrome gripal nos últimos sete dias: tosse, dor de cabeça ou febre, por exemplo. A testagem identificou, através do sangue, imunoglobulinas relacionadas às memórias e defesas do organismo para o Sars-CoV-2.

“Esse exame analisa os índices de IgG e IgM de cada pessoa através de uma gota de sangue colhida no dedo. Quando o resultado é positivo para IgG, é porque teve algum contato com o vírus e o organismo produziu anticorpos; já o IgM positivo mostra que a infecção foi recente e o corpo iniciou a produção desses anticorpos”, explica Elineide Alves de Melo, Chefe do Departamento de Diagnóstico e Incorporação de Novas Tecnologias da SMS Natal.

Só no primeiro dia de testagem, terça-feira (16), foram atendidas 1.033 pessoas, quando a estimativa inicial apontava para a realização de 900 exames diariamente. Dos 1.033 testes realizados, 319 apresentaram diagnóstico positivo. “O paciente que testa positivo aqui é encaminhado diretamente a uma de nossas unidades de saúde para receber atendimento médico e orientação quanto ao tratamento. A nossa rede está equipada e preparada para oferecer o melhor para o natalense. Não estamos medindo esforços para controlar a pandemia no município”, destaca Rayanne Araújo, Secretária Adjunta de Atenção à Saúde de Natal.

O segundo dia da ação, quarta-feira (17), teve o dobro de postos operantes com a intenção de minimizar o tempo de espera dos pacientes; além disso foram implantados banheiros químicos ao longo do percurso. A SMS Natal registra atendimento a 1.362 indivíduos, dos quais 246 tiverem laudo positivo para coronavírus. “No segundo dia, trouxemos melhorias que identificamos a partir do funcionamento do dia anterior. Com o dobro da capacidade de atendimento, o percurso fluiu melhor”, comenta a Secretária Adjunta.

Na quinta-feira (18), terceiro dia das testagens rápidas, compareceram 1.550 pessoas a estrutura montada na Arena das Dunas, que funcionou das 8h até 19h, horário que o último veículo deixou o local. Entre os testes realizados nesse dia, 208 apresentaram algum indicativo positivo e 1.342 resultados negativos.

O último dia de testagem, sexta-feira (19), registrou a passagem de 1.480 pacientes. Destes, 151 tiveram resultado positivo para Covid-19. Os exames que apresentaram resultados positivos foram repassados para o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da SMS/Natal, para notificação e acompanhamento.

A testagem rápida é uma iniciativa da Prefeitura do Natal e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS Natal). Ainda integram a ação a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e Guarda Municipal de Natal.

ZONA NORTE

O sistema de testagem rápida será levado para a Zona Norte da capital, próxima semana, para início da segunda fase. A estrutura de drive-thru será montada no estacionamento do Ginásio Nélio Dias terça-feira (23), onde permanece até a sexta-feira (26) para atender os moradores da localidade.

Deixe uma resposta

Open chat