Secretário de Saúde conclama prefeitos a fortalecer o combate às endemias

Ao participar nesta quinta-feira (19) da abertura do Encontro de Gestores: Compromisso com a Vigilância e Proteção à Saúde no RN, o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, conclamou prefeitos e secretários municipais de saúde a se engajarem no combate às endemias.

De acordo com Cipriano, o Estado, junto com as prefeituras, têm que fortalecer a promoção à saúde e a vigilância epidemiológica.

Cipriano adiantou que já a partir de janeiro a Secretária de Estado da Saúde realizará fóruns regionais para alertar a necessidade de intensificar as ações antes que as epidemias de arboviroses se instalem no RN.

“Queremos refletir sobre a situação e sair daqui com o compromisso de que trabalharemos no sentido de intensificar nossas ações”, disse o secretário.

O evento, que aconteceu no auditório da Reitoria da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), contou com a presença do representante do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, que elogiou a iniciativa da Sesap. Segundo Said, nos anos 2017/2018, o Brasil viveu momentos importantes com as primeiras conferências nacionais de Vigilância Sanitária, que culminou em 2019 com a Portaria que implantou as diretrizes de Vigilância em Saúde.

O representante do Ministério da Saúde chamou a atenção para a queda da cobertura vacinal, sobretudo do sarampo, a partir de 2016. Para ele, o grande desafio da Saúde no país é exatamente a intensificação das ações das equipes de vigilância. “Temos que pensar como qualificar estas ações, sendo papel do Ministério da Saúde dar total apoio aos estados e municípios”.

Com a presença de prefeitos e secretários municipais de Saúde, o encontro discutiu a qualificação da informação e a vigilância dos óbitos no RN, o cenário das arboviroses, das doenças negligenciadas e da imunização no Estado, além do plano de qualificação das vigilâncias como estratégia de alteração da situação de Saúde. Ao final, foi apresentado o Protocolo de Intenções com encaminhamento da Pactuação entre os Gestores.

Deixe uma resposta

Open chat