Vereadora cita Alexandre Motta como opção do PT para a Prefeitura do Natal

José Aldenir / Agora RN

A vereadora Divaneide Basílio, presidente eleita do Diretório Municipal do PT, disse nesta terça-feira, 12, que o médico Alexandre Motta poderá ser o candidato do partido à Prefeitura do Natal nas eleições de 2020. Segundo a parlamentar, embora Alexandre ainda não tenha se colocado à disposição para concorrer, ele é um nome que “tem se referenciado” dentro da legenda.

Nas eleições de 2018, Alexandre Motta foi o candidato do PT a senador. Ele terminou a disputa em 6º lugar geral, após obter 242,4 mil votos. Considerando apenas Natal, ele foi o 7º mais votado, com o apoio de 43,1 mil eleitores. Apesar do desempenho, considerado positivo por instâncias internas do PT, ele ainda não manifestou publicamente interesse em ser candidato em 2020.

De acordo com Divaneide, o nome de Alexandre surge no momento em que há um desejo dos correligionários para que o PT tenha candidatura própria à Prefeitura do Natal nas eleições do ano que vem. Em todas as eleições municipais desde 1988, o partido lançou candidatura própria em Natal. Nas duas últimas, o candidato foi o então deputado estadual Fernando Mineiro, hoje secretário de Gestão de Projetos e Relações Institucionais no governo Fátima Bezerra.

No último final de semana, a possibilidade de uma candidatura própria foi discutida no Congresso Estadual do PT no último final de semana. Na ocasião, foi definido que serão montados grupos de trabalho para analisar o cenário pré-eleitoral a fim de apontar possíveis nomes. Divaneide defendeu que o partido tenha um candidato à sucessão do prefeito Álvaro Dias, em Natal, e também a outras prefeituras.

“Não temos um nome definido, mas temos muitos quadros. Isso é bom, porque possibilita o debate. Se houver mais de uma pré-candidatura interna para prefeito, haverá prévia. Mas eu acredito que, até lá, a gente construa um consenso. Temos construído um bom debate”, observou Divaneide, em entrevista ao programa Agora é Show, da rádio Agora FM (97,9).

A vereadora afirmou que sua preferência para as eleições de 2020 seria o nome do secretário Fernando Mineiro, mas ela lembrou que ele já foi candidato nas duas últimas eleições – sem êxito – e que ele próprio tem dito que é o momento de abrir espaço para outros nomes. “É uma das pessoas mais qualificadas do partido, mas ele não está se colocando neste momento”, declarou.

Neste sentido, segundo Divaneide, alguns nomes despontam como possibilidade. Além de Alexandre Motta, ela citou a deputada federal Natália Bonavides – já disse publicamente que não pretende concorrer à prefeitura em 2020 – e o senador Jean Paul Prates, a quem a vereadora se referiu como um parlamentar “empenhado”. “Tem sido muito respeitado e a gente sente que a militância o tem acolhido nos mais diversos espaços”, finalizou.

Agora RN

Deixe uma resposta

Open chat