Vice-prefeito de São Tomé, Miguel Salustiano, é homenageado na Assembleia Legislativa

Em sessão solene na tarde desta quinta-feira, 12, por proposição do deputado estadual Francisco do PT, a Assembleia Legislativa do RN homenageou o Sinte-RN em sessão solene, em função da comemoração aos “30 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTE/RN”.

Dentre os homenageados, o vice-prefeito do município de São Tomé, Miguel Salustiano, recebeu uma comenda.

Professor e filiado ao sindicato, o deputado Francisco do PT fez um discurso relatando a história do Sinte, criado em 1989 a partir da transformação da Confederação dos Professores do Brasil (CPB) em Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que orientou nacionalmente os professores a se unificarem em sindicatos. Assim, as entidades e federações ligadas à educação pública potiguar, no dia 2 de Setembro de 1989, oficializaram a fundação do Sinte.

Ex-presidente do Sinte e atual governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra disse que era uma emoção participar da homenagem ao sindicato que ajudou a construir e que cada conquista foi fruto de uma luta coletiva. Mesmo admitindo que ainda há muito o que se fazer em prol da educação, Fátima Bezerra elogiou o trabalho e a importância do Sinte para a população do estado.

“Apesar de estarmos longe da valorização mereceida, podemos dizer que valeu a pena e temos o que comemorar sim por esses 30 anos. Valeu a pena não só por nós, mas principalmente pelo povo, que merece ter acesso ao direito mais sagrado e fundamental de promoção da conquista da cidadania plena, que é uma educação pública”, comemorou Fátima Bezerra.

Deixe uma resposta