Após regaste, 9 náufragos chegam a Natal; ‘é uma nova vida’, diz sobrevivente

Náufragos resgatados pela Marinha chegam a Natal. Embarcação Navegantes seguia para Fernando de Noronha — Foto: Pedro Vitorino

Chegaram a Natal, na manhã desta sexta-feira (14), nove tripulantes do barco de cargas Navegantes, resgatados pela Marinha do Brasil. A embarcação seguia para Fernando de Noronha, mas naufragou ainda na noite de terça-feira (12). Um homem segue desaparecido.

“O barco virou de banda (de lado). Foi muita chuva, muito vento, mau tempo, né? A gente agradece a Deus por mais uma oportunidade. É uma nova vida para a gente”, contou o comandante da embarcação, Paulo Penha de Moura.

O Navegantes partiu do Recife na quarta-feira (12) e tinha previsão de chegada em Fernando de Noronha nesta sexta-feira (14). Por meio de nota, a Marinha do Brasil afirmou que a embarcação naufragou a uma distância de 80 milhas náuticas, o equivalente a 148 quilômetros, de João Pessoa.

Ainda no texto, a corporação informou que o navio-patrulha Guaíba resgatou nove náufragos da embarcação de carga e que o navio-patrulha Macau faz buscas para tentar encontrar o tripulante desaparecido.

Tripulantes de embarcação de naufragou a caminho de Fernando de Noronha recebem atendimento médico em Natal — Foto: Pedro Vitorino

De acordo com os homens socorridos, o naufrágio aconteceu por causa do mau tempo. Os ventos e ondas fizeram a água invadir a embarcação, que não resistiu às intempéries e virou. Os tripulantes pularam do barco e passaram cerca de 13 horas esperando o socorro da Marinha, sob uma espécie jangada. Ainda de acordo com eles, o colega que segue desaparecido pulou para o outro lado da embarcação e não foi mais visto.

Como a embarcação contava com equipamentos de segurança, emitiu um sinal de socorro logo que afundou e acionou a Marinha.

Os nove resgatados foram atendidas pelo oficial médico que estava no navio-patrulha e apresentaram estado de saúde considerado bom. Quando chegaram a Natal, também passaram por exames e ficaram sob observação da equipe do Hospital da Marinha.

Segundo o dono do barco, Nicanor Oliveira, a embarcação transportava, entre outros produtos, materiais para a reforma da BR-363. O Navegantes era o navio mais recente no serviço de carga para abastecer a ilha.

Navio-patrulha Guaíba, que resgatou náufragos, chegou a Natal por volta das 10h desta sexta-feira (14). — Foto: Pedro Vitorino

G1/RN

Deixe uma resposta