São Paulo do Potengi: Caso do Jovem David Guimarães; Um futuro promissor que foi interrompido aos 17 anos

 

Um futuro promissor teria o jovem David Guimarães, 17 anos. Seu sonho foi interrompido na noite desta segunda-feira, 10, por volta das 21:40h quando deu entrada no Hospital Regional de São Paulo do Potengi. David estava praticando o que ele mais gostava, jogar bola com os amigos. O jovem estava no Ginásio de Esportes Paulina Nunes de Queiroz quando passou mal em uma partida de Futebol.

Segundo informações de pessoas que estava jogando com ele, David chegou a passar mal e saiu pra descansar um pouco e tomar água. Guimarães chegou a retornar ao jogo, foi quando ele desmaiou e chegou a ser socorrido para o Hospital.

Porém a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte afirmou, por meio de nota, que a equipe de enfermagem do hospital prestou o atendimento ao paciente, com auxílio do Serviço de Atendimento de Móvel de Urgência (Samu), através de videoconferência.

Ainda acordo com a Sesap, o paciente já chegou ao local em um “quadro morte” e a equipe teria atuado tentado realizar reanimação por uma hora e meia. Ainda conforme a nota, pelos protocolos de atendimento, em casos de intercorrências cardíacas, os pacientes devem ser transportados em ambulância com suporte de UTI e o hospital só tinha carros com suporto básico.

“A Secretaria reconhece que existe um déficit na escala de plantão do hospital, mas está trabalhando para reverter o quadro, tentando realocar profissionais aprovados no último concurso público para suprir a necessidade”, afirmou a Sesap, sobre a ausência de um médico de plantão na unidade.

Em contato com a Secretária Municipal de Saúde do município, Dailva Bezerra, após ser perguntada por nossa reportagem o porque o município não pode arcar com um médico da cidade nos dias em que não há médico plantonista no Hospital, ela nos relatou: “Oficialmente não temos competência jurídica para pagar plantão para outra esfera governamental. Os órgãos de controle não permitem. Podemos responder juridicamente”.

DO BLOG: Nas redes sociais, amigos, familiares e até mesmo a população do município se manifestavam sobre a ocorrência. Fica aqui nossos pêsames aos familiares e amigos que sofrem com a perda do garoto.

Com informações acrescentadas do G1/RN

Deixe uma resposta